Os 28 novos Analistas de Planejamento, Orçamento e Gestão (Apogs), nomeados em janeiro pelo governo estadual para atuação junto à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foram recebidos na manhã desta segunda-feira (22/02) para o início de suas atividades como servidores públicos. O grupo reforçará a equipe, hoje formada por 56 analistas, responsável pela coordenação da estruturação de políticas públicas.
Ao longo de toda a semana, os novos Apogs participarão da capacitação preparada pela Escola de Governo (EGov), vinculada à SPGG, e que inclui a apresentação da secretaria, suas subdivisões e demandas, além de informações sobre a vida funcional, ferramentas de trabalho e projetos em desenvolvimento.
Durante o evento, a secretária adjunta, Izabel Matte, destacou as principais ações desenvolvidas pela secretaria e reforçou a importância do investimento na capacitação de servidores públicos. "Nós somos transitórios na administração. É preciso investir nos servidores para que o conhecimento permaneça, mantendo a estrutura administrativa e auxiliando os governos a desenvolverem processos e melhores estratégias", ressaltou.
Além da secretária adjunta, também estiveram presentes a subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, o subsecretário de Patrimônio, Sérgio Valmorbida, a subsecretária da Administração Central de Licitações, Marina Dacroce, o subsecretário de Administração, Thiago Dapper, e o subsecretário de Planejamento, Antonio Cargnin.
A capacitação segue até o dia 4 de março com atividades virtuais.
Foram nomeados 39 servidores (veja a lista completa AQUI), sendo empossados apenas 28.
Apogs
A nomeação dos Apogs ocorreu após anúncio do governo estadual do plano de reposição de servidores em áreas estratégicas, realizado em 14 de janeiro. Pela legislação atual, os Apogs podem atuar nas unidades setoriais para reforço e apoio às áreas de planejamento dos órgãos da administração pública.
A previsão legal de vagas na carreira de Apog é de 150 cargos, sendo que atualmente são 58 em atividade, alguns com pedidos de aposentadoria. Não houve ingressos nos últimos 10 anos para a carreira e as projeções indicavam redução a menos de 1/3 dos cargos previstos em lei nos próximos anos.
Novo Concurso
Além das 39 nomeações recentes, a SPGG também prepara um novo concurso público para esta carreira, para o qual estão previstas 53 vagas, que podem ser incrementadas com os 11 cargos que não foram providos na última chamada.
A remuneração do Apog varia de R$ 7.345,12 (A-1, vencimento inicial da carreira) a R$ 16.480,74 (ESP F-3, topo da carreira). Nestes valores estão incluídas a Gratificação de Governadoria (60% sobre o básico), prevista no art. 5º da lei 13439/10; e a GCPOG (Gratificação de Desempenho das Funções do Ciclo de Planejamento, Orçamento e Gestão), de 10% sobre o básico, prevista no art. 6º da Lei 13.421/10. O concurso tem como requisito apenas a formação de nível superior em qualquer área.
Além do certame para Apog, o Estado do RS prepara outros concursos públicos, para o provimento de um total de 3.429 vagas. Para saber mais detalhes, clique AQUI.
Para saber mais sobre as atribuições dos Apogs, clique AQUI.
Para visualizar o Edital do último concurso público, clique AQUI.
Fonte: adaptado de https://planejamento.rs.gov.br/spgg-da-inicio-a-capacitacao-de-novos-servidores-concursados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.